As Aventuras de Pi

7 jan

“Triste infâmia! O livro As aventuras de Pi, teve a ideia roubada do livro Max e os Felinos (Max and the Cats nos EUA) do nosso ilustre imortal Moacyr Scliar. Houve um escândalo internacional na época, mas os autores se entenderam graças a indulgência de Scliar, como podem ver abaixo no testemunho do próprio. A gente tem de tomar cuidado, sempre tem um robber a espreita pra roubar sua ideia!”

“Scliar infelizmente já falecido era mesmo um grande escritor. Parece que o autor do livro Yan leu o livro de Scliar, Max e os Felinos, de 81, que tinha basicamente a mesma historia e se inspirou diretamente nela.

O brasileiro ficou sabendo disso e, no entanto, recusou-se a processar o outro, achando que era difícil e trabalhoso demais. Porém, não sei se precavido ou sincero, passou a colocar nas edições posteriores do seu livro uma referencia logo na primeira pagina, dizendo que realmente se inspirou em Scliar (diz que a “centelha de inspiração” deve realmente ao Scliar!). O que cá entre nos deveria ter feito isso antes e mais explícito. Mas continuou dizendo que tinha apenas lido uma resenha e não o livro. Essa controvérsia aconteceu quando  Pi ganhou o importante Premio Booker.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: